terça-feira, 13 de novembro de 2012

Seis coisas que eu amo e seis coisas que odeio na Filadelfia

Na última postagem, comentei como foi primeira semana no Arizona e como tudo foi super especial. Agora vamos comentar sobre a cidade que atualmente vivo - Filadélfia!  Tenho vários posts para fazer, e vou começar apontando seis pontos positivos e seis pontos negativos que vejo na cidade. Na próxima vez que eu postar, focarei mais na universidade e no meu trabalho como professor de portugês.

Mas bem, vamos lá!



Love Park - praça do amor - ponto turístico obrigatório da cidade
Pontos negativos:

1) Os ônibus são LENTOS.  Philly tem 1/4 do tamanho da cidade do Rio de Janeiro e você leva o tempo  de locomoção de Copacabana à Santa Cruz (quem é do Rio sabe o quão longe é ) de um ponto da cidade a outro (isso sem trânsito, andando beeeeeeeeeeeeeeeeeeeeem devagar). No centro da cidade, os ônibus param em TODOS OS QUARTEIRÕES. É muito irritante e um verdadeiro exercício de paciência.

2) Quem foi que disse que Philadelphia é uma cidade grande nunca esteve em cidades como Rio de Janeiro e São Paulo ou mesmo Nova Iorque.  Ela pode até ser maior que a média, mas tem clima de interior total.  A vida noturna e os lugares mais badalados da cidade são todos concentrados no mesmo lugar, em pequenos quarteirões. Ou seja, você encontra sempre as mesmas pessoas constantemente e todo o mundo conhece todo o mundo. Acho isso um saco! Não nasci para ser countryside boy!

3) Boa parte das lojas boas são muito distantes.  Os grandes shopping centers ficam à duas horas do centro da cidade e de onde eu moro, lá na puta-que-pariu.  O motivo é que quanto mais afastado, menos impostos eles pagam. Então, toda vez que tenho que ver maior variedade de lojas, etc, tenho que me locomover para bem longe. 

4) Tudo fecha cedo. Bem, esse é um problema geral dos Estados Unidos e não exclusivamente daqui.  Todos os bares, clubes, etc fecham impreterivelmente às 2 horas da manhã. Ou seja, você se arruma todo, se anima todo, toma uns gorós e 2 horas a festa acabou. Tchau, até amanhã! Fora isso, as farmácias também fecham, mercados, etc...única coisa que vejo aberta é Mc Donalds rssrsrsrs e o Wawa bem tarde da noite.

5) Segregação racial.  Sempre vou achar isso com um dos pontos mais negativos dos EUA e de qualquer país. Apesar de haver melhoras quanto essa questão no país como um todo, fica claro a todo momento a segregação racial na vida das pessoas. Cara, na boate, tem duas pistas - Beyoncé NÃO toca na pista pop normal porque é negra. Por favor né, americanos!! Fora que tem os bairros onde só negros moram, as escolas onde só negros estudam, as igrejas onde só negros frequentam...

6) Pobre come mal e ainda por cima engorda.  Você deve pensar que isso não é novidade nenhuma, mas a questão é que nos EUA muitas pessoas são gordas porque não tem dinheiro para comer direto. Mc Donalds, Wendys, Burguer King tudo a preço de banana, ai você vai no mercado comprar frutas, legumes,  carnes e tudo é absurdamente bem mais caro que no Brasil. Ai geral engorda porque não tem dinheiro! 

Vista do Centro da Cidade
Pontos positivos:

1) Pontualidade. Os americanos são muito pontuais. Se você marca com alguém 20horas, dez minutos antes a pessoa já manda mensagem dizendo que já chegou. É meio assustador para brasileiros, mas você acaba se acostumando e vendo o quão isso é legal.  Bem melhor do que ficar imaginando quantas horas de atraso seu amigo vai ter. Até mesmo nas aulas da faculdade, todo o mundo chega na hora. É incrível! Coisa de outro mundo! 

2) Dane-se o que você está vestindo. Ninguém liga o que você usa ou deixar de usar. Isso quer dizer que se você for na balada de chinelo, bermuda rasgada e todo derrotado, ninguém vai te olhar com aquele olhar de desprezo que brasileiros sabem fazer melhor do que ninguém. As pessoas são bem despojadas, se vestem do jeito que querem sem se preocupar com o que vão pensar. 

3) Há um padrão de qualidade em toda a cidade.  Claro que existem áreas mais ricas e mais pobres na Filadélfia, mas você reconhece a cidade independente de onde você esteja. Há um padrão de qualidade - o cara lá que mora na parte mais fodida da cidade não mora tão diferente assim de quem mora na melhor parte. Não é o Rio de Janeiro que parece que tem várias cidades numa só. Quando se fala de pobreza no Rio, é esculhambação total mesmo. 

4) Os estudantes são realmente dedicados. Se tem algo para ler para a próxima aula, todo mundo lê. As pessoas levam faculdade realmente a sério e trabalho também.  São muito esforçados em geral. Acho que fico impressionado porque estudei em uma universidade que ninguém lia nada, todo mundo chegava atrasado e ainda reclamava haha. 

5) As pessoas são super educadas. Ninguém escuta nada nos ônibus, metrôs, trens sem fone de ouvido (apesar de às vezes o volume estar tão alto que você acaba ouvindo). Se você tá saindo do prédio, todo o mundo SEMPRE segura a porta para você.   

6) A cidade é limpa.  Ninguém joga lixo no chão do nada e nenhum lugar fede. No Rio, é de fedor de mijo, de esgoto em vários lugares. Tenso! Quando se tem sujeira na rua, é pelo excesso de folhas caindo pelo outono.

Folhas caídas pelo outono



Nenhum comentário:

Postar um comentário