A PDO - Pre Departure Orientation aconteceu no final de junho, entre os dias 28 e 29. Todos os bolsistas tiveram que ir à São Paulo para dois dias de orientação. Lá comentariam sobre o programa, tiraram dúvidas, todo mundo se conheceria e tiraríamos o visto! E foi isso tudo mesmo que aconteceu!
Minha noite anterior a viagem foi bem tensa. Meus olhos ficaram muito irritados do nada e parecia conjuntivite. Talvez tenha sido, mas não passei nada e uns dois dias depois melhorou. Acordei com a cara mega tensa, os olhos ardendo muito e até pensei "Fud$%#$%. Não quero mais viajar! HAHAHAHA". Mas fui mesmo assim, seria doido se não fosse!
Como de costume, sai de casa atrasado. Mas por sorte, a infernal da Avenida Brasil estava limpa e cheguei até cedo no aeroporto. Assim que cheguei, encontrei a Larissa e logo depois, chegou a Camille. Camille fez faculdade comigo e já conhecia há mais de 5 anos. Outra bolsista, a Mariana, mesma coisa. Não estudamos juntos, mas ela foi monitora-chefe do CLAC, vulgo "cursinnho de línguas da UFRJ". O Glauber eu não conhecia diretamente, mas já tinha visto fotos dele num álbum de uma amiga. Tenho amigos próximos em comum com ele. E de carioca ainda tem a Fernanda, que vai para o Arizona comigo no Summer Orientation. Tudo sangue bom! Galera responsa!
Fomos para Guarulhos e de lá pegamos um super taxi para o hotel onde ficamos. O taxi deu apenas 116 reais, merrequinha!. Lá conheci os outros bolsistas, que são bem mais simpáticos e extrovertidos que eu podia imaginar.
No primeiro dia, fomos levados para a Associação Alumni. Tivemos palestra com duas ex-bolsistas FLTA que contaram suas experiências e tiraram algumas dúvidas sobre o programa.
No dia seguinte, fomos levados ao consulado americano. Bem maior que o do Rio de Janeiro, diga-se de passagem. O que eu mais achei interessante desse dia foi a palestra de uma americana dando dicas sobre o ensino de português. Apesar do aparente nervosismo, ela passou sua mensagem muito bem. É um pouco raro ver situações assim e eu gostei muito. Consegui imaginar futuros alunos meus também comentando sobre português e se expressando na língua. Fiquei muito empolgado!
O visto foi super tranquilo, como esperado. As perguntas foram simples e bem objetivas. Acho que foi mais uma formalidade do que qualquer outra coisa. Não negariam o visto de ninguém. Afinal, temos o patrocínio do governo.
Té mais!
![]() |
| Dia 1 na Alumni Association. |

Nenhum comentário:
Postar um comentário