quinta-feira, 14 de junho de 2012

Um ano na Terra do Tio Sam

É com muita felicidade que faço esse post, anunciando minha seleção como bolsista Capes/Fulbright/FLTA. Passarei cerca de um ano nos Estados Unidos, mais precisamente na cidade de Philadelphia como professor de português na Universidade Drexel.

Como foi o processo:

Fiquei sabendo do processo seletivo no final de agosto de 2011 por um amigo, Nathan, e logo me animei. Entrei no site e vi que tinha cerca de dois meses para fazer cinco redações em inglês e ainda arrumar três cartas de recomendação.  Os temas das redações eram (via http://www.sambandoabroad.blogspot.com.br/): 
- A razão pela qual você decidiu se inscrever (3 páginas)
- Qual disciplina você pretende cursar na universidade e o motivo (1 página)
- Quais técnicas e metodologias você usará para ensinar sua língua se tiver uma turma (1 página)
- O que significa para você ser um embaixador cultural (1 página)
- E o seu personal statement para você falar sobre você mesmo ao seu bel prazer (3 páginas)

Além disso, ainda tínhamos que enviar resultado do TOEFL e cópias de históricos. Fiz o TOEFL depois do prazo, em meados de novembro e ganhei um voucher para não pagar. Fiz no IBEU de Copacabana e a prova demorou cerca de quatro horas. Achei um saco!  Não sabia absolutamente nada sobre o exame e fui na cara e coragem. Como sou lerdo para cacete, me perdi no começo do Listening (não anotei nada....) e deixei uma parte do Reading em branco porque não conseguia voltar para o texto LMAO  (foi feito online).  Bem, quando o resultado saiu, eu gargalhei. Achei que tinha sido um desastre total e fui bem melhor que o esperado. Minhas notas maiores foram em Writing e Speaking. 

Resultados:

Cerca de um mês depois, fui comunicado que ia para a segunda fase do processo seletivo que era nada mais que uma entrevista por telefone. Me avisaram o dia e o horário que iam ligar, e foi bem simples até. Lembro de terem me perguntando se me sentia confiante em ter aulas integralmente em inglês, se já tinha trabalhado como professor de português para estrangeiros antes e a longo prazo, quais eram meus planos. 

Em dezembro, fiquei sabendo que fui selecionado como candidato SUPLENTE ¬¬.  Só se alguém desistisse para eu entrar, mas como tudo na minha vida é sempre assim, eu não desanimei.. Eu quase SEMPRE entro em qualquer tipo de processo na reclassificação, é tipo um KARMA na minha vida. Mas bem, pelo menos eu entro né. LOL. 

Então, em março desse ano (2012) recebi um e-mail pedindo para que eu mandasse as versões em inglês dos meus históricos.  Gastei quase 300 reais sofridos para pagar e bem, se eu não fosse selecionado depois disso, ia querer reembolso ¬¬ hahahaha.

Então, exatamente, no dia 28/06 recebi o tão sonhado e-mail que fui selecionado pela Universidade Drexel, na Philadelphia "Congratulations! You have been selected for the Fulbright Foreign Language Teaching Assistant (FLTA) Program"


 Não é nenhuma Yale, ou Harvard, ou UPenn, mas está entre as 100 melhores universidades da América e entre as 200 melhores do mundo.  Fiquei muito feliz por saber que vou para Philadelphia. Primeiro, porque é cidade grande! Tem metrô, ônibus, bonde e mais de 1,500 milhão da habitantes. Além disso, fica muito próximo a Nova Iorque, menos de 2 horas de ônibus.  Eu tinha receio de parar numa cidade do interior, com meia dúzia de habitantes, onde até para ir ao mercado eu fosse precisar de carro e em consequência disso, eu fosse passar 1 ano trancafiado dentro do campus universitário. Amém que vou para Philly! Tem bastante cinemas, teatros, bares, casas de shows, e vida noturna agitada. Logo, entediado não ficarei!

Faixada da Universidade Drexel

No próximo post conto mais!





Nenhum comentário:

Postar um comentário